XXIII Feira da Saúde de 2016

No dia 18 de Maio realizou-se a Feira da Saúde, organizada pela junta de freguesia do Bonfim. Este ano o tema debruçou-se sobre a Diabetes. Ao longo do dia, no jardim da Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, decorreram várias atividades lúdicas, didáticas e de animação ao ar livre, para a população escolar da área do Bonfim, com a participação de várias instituições desta freguesia. Mais uma vez a URAP participou com várias áreas profissionais.

As assistentes sociais realizaram um jogo lúdico-pedagógico sobre a cidadania e saúde no âmbito da diabetes. Para além dos alunos estiveram também presentes grupos de adultos entre os quais utentes do centro de dia da junta de freguesia do Bonfim. Constatou-se que esta doença não era um tema totalmente desconhecido para as crianças que espontaneamente responderam ter algum colega ou familiar com diabetes. Todos mostraram interesse na continuidade desta iniciativa.

A fisioterapia dinamizou um jogo de movimento com o objetivo de capacitar as crianças e os jovens relativamente ao valor da atividade física e consequente dispêndio de energia, como fator coadjuvante e respetivo benefício na prevenção / controlo da diabetes.

As terapeutas ocupacionais propuseram um pequeno circuito de atividades psicomotoras para ser experienciado pelas crianças dos JI e 1º ciclo. Com esta atividade pretendeu-se evidenciar o valor da psicomotricidade no desenvolvimento harmonioso das crianças, já que esta abordagem permite o conhecimento e o domínio do corpo, a relação com a mente, a afetividade e o meio ambiente. Compreender que a psicomotricidade está nos menores gestos e em todas as atividades do ser humano sendo, por isso, essencial e indispensável ao desenvolvimento da criança. É a base fundamental para o processo do desenvolvimento intelectual e da aprendizagem.

A nutrição dinamizou jogos direcionados à pré-escola, onde explorou a Roda dos Alimentos; desenvolveu também dois QUIZ, direcionados aos 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, sob a forma de concurso, onde pretendeu avaliar conhecimentos sobre equilíbrio alimentar. Foram também distribuídos “quantos-queres” com questões direcionadas para cada ciclo. Todas as crianças que participaram nestes jogos avaliaram de uma forma positiva a sua estrutura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta entrada foi publicada em URAP, com as etiquetas , por URAP Porto Oriental. Ligação permanente.

Sobre URAP Porto Oriental

Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Somos uma unidade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental Sede da Unidade: Barão de Nova Sintra Presta serviços Assistenciais diretamente aos utentes do ACeS e serviços de consultoria técnica especializada aos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do ACeS. Planeia e executa formação técnica especializada e desenvolve trabalho em articulação com parceiros externos, nomeadamente hospitais da sua área de influência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s