ConV!ver com a Diabetes – DMS 2016

Comemorou-se o Dia Mundial da Saúde na URAP! Participaram cerca de 75 utentes, com diagnóstico de diabetes, nas atividades desenvolvidas pelos profissionais.

As nutricionistas apresentaram de uma forma prática uma mesa com alimentos fornecedores de hidratos de carbono, nas suas doses equivalentes, apresentados em cru e após a confeção. Apresentaram também uma outra mesa com rótulos de alimentos habitualmente consumidos, onde os utentes eram convidados a descobrir, na lista de ingredientes, as várias denominações dos açúcares refinados. Foi distribuído um folheto com a súmula do apresentado.

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais utilizaram o Baropodómetro para a impressão da pressão plantar e explicaram como pode o utente encetar estratégias e exercícios que ajudem a prevenir complicações.

As assistentes sociais dinamizaram dois jogos lúdicos sobre a saúde e a cidadania na pessoa com diabetes trabalhando alguns conceitos que promoveram a literacia em saúde no intuito de aumentar a consciencialização no que diz respeito às suas atitudes e comportamentos face à sua saúde. Foi feita a distribuição de um folheto sobre os direitos e deveres da pessoa com diabetes.

Os psicólogos realizaram uma apresentação cujo conteúdo incidiu sobre as diferentes temáticas que podem ser alvo de intervenção nos utentes com diagnóstico de diabetes, nomeadamente, como lidar eficazmente com a diabetes; dificuldades na adaptação à doença; gestão de stress e ansiedade; alterações de estilo de vida; promoção na adesão à medicação e aos cuidados de auto vigilância. Neste âmbito foi distribuído um folheto de sensibilização aos utentes.

A higienista oral dinamizou uma apresentação sobre como a saúde oral influencia o controlo da diabetes e vice-versa, e a importância dos auto-cuidados de modo a melhorar e manter a sua própria saúde oral contribuindo assim para um melhor controlo metabólico.

A avaliação deste evento, por partes dos utentes foi muito positiva, com manifestações espontâneas, de agrado e satisfação, aos vários profissionais pela maioria dos participantes. Agradavelmente houve lugar a um elogio escrito dirigido ao Gabinete de Cidadão, por parte de um participante, sobre esta iniciativa.

A URAP está perto dos utentes e dos profissionais de saúde URAPaLupaGuiaAcolhimento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta entrada foi publicada em URAP, com as etiquetas , , , por URAP Porto Oriental. Ligação permanente.

Sobre URAP Porto Oriental

Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Somos uma unidade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental Sede da Unidade: Barão de Nova Sintra Presta serviços Assistenciais diretamente aos utentes do ACeS e serviços de consultoria técnica especializada aos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do ACeS. Planeia e executa formação técnica especializada e desenvolve trabalho em articulação com parceiros externos, nomeadamente hospitais da sua área de influência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s