Modelo de prestação de cuidados de nutrição no âmbito da diabetes

O modelo de organização da intervenção no âmbito da Diabetes, ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, tem evoluído ao longo dos anos e acompanhado o curso da doença. Em Portugal, a doença está em crescimento e afecta já 13% da população, entre os 20 e os 79 anos de idade.

A diabetes é uma prioridade em saúde, a nível nacional, pelo que foi legislada a criação das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD) que visavam o surgimento de iniciativas locais. A Nível nacional surgiu também o projecto “Não à Diabetes!”, coordenado pela Associação Protectora dos Diabéticos e que envolve vários parceiros desde os Municípios até ao Ministério da Saúde, tendo o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto de intervenção “ Modelo de prestação de cuidados de Nutrição no âmbito da Diabetes”, apresentado sob a forma de poster no Congresso da Associação Portuguesa de Nutricionistas, pretendeu dar resposta às necessidades crescentes de actuação na área da Diabetes e à necessidade de operacionalizar a criação da consulta alargada, com o nutricionista, prevista na legislação das UCFD, ao nível dos ACES, assegurando as melhores práticas clínicas e rentabilizando os recursos humanos.

O modelo de intervenção na Diabetes Mellitus tipo 2 proposto foi elaborado considerando que a carteira de serviços de nutrição da URAP, na diabetes, pode ser composta por consultas de nutrição: individuais, em grupo ou no domicilio, e que pode ainda contemplar a intervenção nutricional integrada, em consultas multidisciplinares. Assim, surgiram 3 níveis de intervenção que são descritos em fluxogramas. O poster foi elaborado por Maria João Vieira (estagiária de Nutrição) e Isabel Paiva (Assistente Principal de Nutrição).

Ver aqui o poster

Esta entrada foi publicada em Nutrição, URAP, com as etiquetas , por URAP Porto Oriental. Ligação permanente.

Sobre URAP Porto Oriental

Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Somos uma unidade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental Sede da Unidade: Barão de Nova Sintra Presta serviços Assistenciais diretamente aos utentes do ACeS e serviços de consultoria técnica especializada aos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do ACeS. Planeia e executa formação técnica especializada e desenvolve trabalho em articulação com parceiros externos, nomeadamente hospitais da sua área de influência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s