Comemoração do Dia Mundial da Saúde na URAP

Dando cumprimento ao programa proposto para o Dia Mundial da Saúde, a URAP desenvolveu uma sequência de atividades, no âmbito do tema proposto para este ano pela OMS.

Assim, o Núcleo de Nutrição apresentou, de uma forma mais prática, as 5 chaves essenciais (que podem ser consultadas aqui) para conseguir uma alimentação mais segura:

– Mantenha a limpeza (lave as mãos antes e frequentemente durante a preparação dos alimentos, sempre que use o wc e toque em animais e sujidade; higienize o fogão, as bancadas, os talheres, tábuas, etc., utilizadas na cozinha…)

– Separe alimentos crus dos alimentos cozinhados (os alimentos crus não devem estar em contacto com alimentos cozinhados e os alimentos quando consumidos crus devem ser bem lavados…)

– Cozinhe bem os alimentos (deve cozinhar bem os alimentos, especialmente carne, ovos e peixe…)

– Mantenha os alimentos a temperaturas seguras (as sobras de comida não devem ser armazenadas no frigorífico mais de 3 dias e não devem ser reaquecidas mais de uma vez. Cuidado com os alimentos servidos em barracas de comida, mercados ou bufês…)

– Use água e matérias-primas seguras (escolha alimentos prontos a comer devidamente embalados e selecione alimentos com sinais de frescura…)

De seguida, estas 5 chaves foram reforçadas pelo Serviço Social, que apresentou mensagens de alerta para o exercício da cidadania, para que as pessoas sejam mais participativas na escolha de bens alimentares saudáveis.

Numa outra dimensão de “Alimentação Segura”, a Fisioterapia apresentou a actividade “Por um corpo sem dor”, sugerindo que adote estratégias de prevenção no seu dia a dia, assumindo uma “boa postura” quando em atividade ou em descanso, e que enquanto faz os exercícios propostos relaxe, respire naturalmente e faça os exercícios ao seu ritmo; e que faça o alongamento dentro do seu conforto, sem nunca sentir dor e utilize roupa confortável e com alguma elasticidade.

Já a Terapia Ocupacional centrou a sua intervenção no contexto da cozinha, expondo uma série de medidas ergonómicas e adaptativas para este espaço, bem como, para algumas das actividades que se prendem com a preparação de refeições. Pelo enfoque do terapeuta ocupacional surgem medidas de modificação do ambiente doméstico, não só com o intuito de prevenir lesões ou incapacidades futuras mas, e acima de tudo, com o objectivo de facilitar o desempenho das pessoas nas suas tarefas e rotinas diárias. Porque, na perspectiva da terapia ocupacional, viver é adaptar-se.

Houve ainda um momento final, de avaliação e consolidação de conhecimentos apresentados ao longo da sessão, sob a forma de questionário oral. Foram colocadas questões dicotómicas (verdadeiro ou falso) e convidados os presentes a responderem às mesmas. Desta forma, resultou um momento interativo no qual se desfizeram equívocos, esclareceram ideias e consolidaram as mensagens passadas.

Foram distribuídos, como coadjuvante à exposição, folhetos informativos das áreas de fisoterapia e terapia ocupacional, que podem ser consultados aqui e aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Esta entrada foi publicada em URAP, com as etiquetas , , por URAP Porto Oriental. Ligação permanente.

Sobre URAP Porto Oriental

Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Somos uma unidade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental Sede da Unidade: Barão de Nova Sintra Presta serviços Assistenciais diretamente aos utentes do ACeS e serviços de consultoria técnica especializada aos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do ACeS. Planeia e executa formação técnica especializada e desenvolve trabalho em articulação com parceiros externos, nomeadamente hospitais da sua área de influência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s