Jornadas Seniores: saúde, rede afetiva, rede institucional

O Núcleo de Nutrição apresentou um poster nas “Jornadas Seniores: saúde, rede afetiva, rede institucional, realizadas no dia 7 novembro, no Centro Hospitalar do Porto.

O poster intitulou-se Cuidados de nutrição a utentes idosos e muito idosos do ACeS Porto Oriental” e pretendia, através de um estudo retrospetivo a utentes da consulta de nutrição, caraterizar a população de idosos que a frequentam, dividindo em 2 grupos: idosos (65 a 79 anos) e muito idosos (≥ 80 anos). Foram analisados registos entre Janeiro de 2011 e Junho de 2014.

Foram alvo de terapêutica nutricional 407 idosos, dos quais 6% muito idosos. A percentagem de idosos malnutridos foi de 78%, dos quais 2% desnutridos vs 91% com sobrecarga ponderal.

Como conclusão verificou-se que a pertinência da intervenção do núcleo de nutrição é evidente, nomeadamente a terapêutica nutricional, dado que só 2% dos idosos seguidos em ambulatório tinham desnutrição, apesar de estudos apontarem para 12% dos doentes crónicos serem desnutridos.

A adequação alimentar contribui para o controlo das patologias, especialmente quando estimulada pela equipa de saúde familiar e reforçada pela família. Alguns exemplos:

– a eficácia farmacológica é otimizada com um adequado estado nutricional e por práticas alimentares ajustadas;

– a hipertensão arterial exige uma abordagem especializada, devido aos défices sensoriais dos idosos;

– a sarcopenia exige intervenção nutricional que controle a perda muscular, permitindo a mobilidade e a manutenção de vida ativa.

Emerge a necessidade de contrariar crenças de que padrões alimentares muito pobres são suficientes para pessoas inativas.

Há necessidade da referenciação atempada e da vigilância do estado nutricional dos idosos tendo em conta que na área de influência do ACeS Porto Oriental, 67% dos idosos vivem sós ou com outros idosos (33%).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta entrada foi publicada em Nutrição, URAP, com as etiquetas , , , por URAP Porto Oriental. Ligação permanente.

Sobre URAP Porto Oriental

Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados Somos uma unidade de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI - Porto Oriental Sede da Unidade: Barão de Nova Sintra Presta serviços Assistenciais diretamente aos utentes do ACeS e serviços de consultoria técnica especializada aos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do ACeS. Planeia e executa formação técnica especializada e desenvolve trabalho em articulação com parceiros externos, nomeadamente hospitais da sua área de influência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s