Questionário do Comportamento Alimentar da Criança-CEBQ

A investigação e o tratamento da obesidade na criança constituem objetivos urgentes em cuja persecução terão que ser envolvidas as famílias, os agentes educativos e os agentes de saúde.
O comportamento alimentar e o estilo alimentar são dimensões a ter em conta na abordagem comportamental e psicológica da obesidade.
Neste trabalho apresentam-se os resultados da validação de um questionário desenhado especificamente para a investigação do comportamento alimentar de crianças e adolescentes. Trata-se do Questionário do Comportamento Alimentar da Criança (Child Eating Behaviour Questionnaire – CEBQ) de Wardle e col. (2001).

O CEBQ foi criado tendo como suporte teórico o conhecimento atual sobre as causas alimentares da obesidade privilegiando, entre estas, as determinantes comportamentais. Embora se reconheça a importância dos fatores hereditários na obesidade infantil, não há duvida que é o estilo alimentar, associado a outros aspetos do estilo de vida da criança e particularmente o padrão de atividade física, o principal responsável pelo peso em excesso. No que diz respeito ao estilo alimentar, a restrição alimentar tem sido apontada como o fator predominantemente determinante do aumento de peso. De acordo com este ponto de vista, o obeso comportar se-ia como alguém em privação alimentar constante que, ao perder o controlo, como que se tornava num devorador compulsivo. Apesar disto, não é ainda completamente claro se a restrição é responsável pela obesidade ou se, pelo contrário, ela é uma consequência do esforço do obeso para diminuir o peso. Uma grande apetência pela comida, prazer em comer,grande apetência por açúcar (pastéis, refrigerantes, etc.), uma grande sensibilidade a fatores externos associados aos alimentos (estímulos sensoriais como o gosto e o aroma, por exemplo) e aspetos emocionais, encontram-se entre as determinantes do estilo alimentar relacionados com o grande incremento da prevalência da obesidade em crianças.

Leia aqui o artigo que teve como co-autora a Drª Susana Sinde do Núcelo de Nutrição da URAP Porto Oriental: BJN – CEBQ

 

2 thoughts on “Questionário do Comportamento Alimentar da Criança-CEBQ

  1. Olá Débora Cláudio, eu estou fazendo o TCC que tem o tema dentro desse contexto de comportamento alimentar. E estou procurando esse questionário, porém não tenho encontrado. Você sabe me dizer como acha-lo?

  2. Boa tarde,

    O inquérito “Questionário Holandês do Comportamento Alimentar” – Vitor Viana e Susana Sinde está publicado no livro: “avaliação Psicológica- instrumentos validados para a população portuguesa” – volume I coordenação M Gonçalves, M simões, l Almeida et al. Quarteto 2006

    Susana Sinde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s